A CONTAÇÃO
DE HISTÓRIAS NO
PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES
De acordo com vários estudiosos a
dinâmica de contar histórias é uma
valiosa auxiliar na prática pedagógica de professores da Educação Infantil e
Anos Inicias do Ensino Fundamental. Partindo deste pressuposto, os alunos do
curso do Magistério da EEB Alinor Vieira Côrte foram orientados e estimulados
pela professora Flávia Elisa da Cruz, durante as aulas de Metodologia do Ensino de Literatura
Infantil, a recontarem os clássicos contos infantis com a proposta de construir uma aula lúdica e
multidisciplinar.
Sabe-se
que estas narrativas estimulam a
criatividade, a imaginação, facilitam a aprendizagem, desenvolvem as linguagens
oral, escrita e visual. Incentivam o prazer pela leitura e trabalham o senso
crítico das crianças. Nos enredos de suas histórias, aparecem situações ligadas
a valores universais como a liberdade, a verdade, a justiça, a amizade, a
solidariedade, etc. Levando a criança a refletir sobre o convívio em sociedade.
Além disso, ao também expressarem à inveja, a traição, a covardia, a
desigualdade, entre outros, permitem a escola a análise crítica de componentes
éticos, abrindo espaço para a discussão de valores morais.
A leitura
de histórias é uma rica fonte de aprendizagem de novos vocabulários. A didática
da contação deve ser motivante e enriquecedora, e o educador
precisa lembrar de ter o cuidado em escolher histórias
relevantes a vivência de seus alunos, que sejam de vocabulário acessível e
condizentes com as idades. Ao contar
estas histórias o educador poderá explorar as imagens e criar atividades lúdicas que possibilitarão
as crianças um melhor desenvolvimento da capacidade de produção e compreensão
textual. Através destas atividades, pode-se verificar que essas assimilações
possíveis, permeadas de encanto e ludicidade, tornam o ato de aprender mais
interativo, instigante e estimulante porque falam ao interior de cada criança,
propiciando um fazer educativo pleno de significação e envolvimento.
Todo o educador precisa incluir em seu planejamento
curricular períodos dedicados à leitura, desta forma obterá crianças que gostem
de ler e escrever. Oferecer estas
oportunidades didático-educativas significa capacitar às crianças para que
possam desenvolver todas as suas potencialidades dentro da língua materna.
As fotos em
anexo, demonstram o envolvimento e comprometimento de toda a turma do 3º ano do
Magistério, em compartilharem os conhecimentos adquiridos nas aulas de
Literatura Infantil. Parabenizo os alunos, e desejo que esta aula que
presenciamos seja uma prática constante em suas vivências, enquanto futuros
educadores.
Professora Flávia Elisa da Cruz