Histórias formação de leitores


A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO 
PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES
 

De acordo com vários estudiosos a dinâmica de contar  histórias é uma valiosa auxiliar na prática pedagógica de professores da Educação Infantil e Anos Inicias do Ensino Fundamental. Partindo deste pressuposto, os alunos do curso do Magistério da EEB Alinor Vieira Côrte foram orientados e estimulados pela professora Flávia Elisa da Cruz, durante as aulas  de Metodologia do Ensino de Literatura Infantil, a recontarem os clássicos contos infantis  com a proposta de construir uma aula lúdica e multidisciplinar.
            Sabe-se que estas  narrativas estimulam a criatividade, a imaginação, facilitam a aprendizagem, desenvolvem as linguagens oral, escrita e visual. Incentivam o prazer pela leitura e trabalham o senso crítico das crianças. Nos enredos de suas histórias, aparecem situações ligadas a valores universais como a liberdade, a verdade, a justiça, a amizade, a solidariedade, etc. Levando a criança a refletir sobre o convívio em sociedade. Além disso, ao também expressarem à inveja, a traição, a covardia, a desigualdade, entre outros, permitem a escola a análise crítica de componentes éticos, abrindo espaço para a discussão de valores morais.                                               
           A leitura de histórias é uma rica fonte de aprendizagem de novos vocabulários. A didática da contação  deve ser  motivante e enriquecedora, e o educador precisa  lembrar  de ter o cuidado em escolher histórias relevantes a vivência de seus alunos, que sejam de vocabulário acessível e condizentes com as idades. Ao contar  estas histórias o educador poderá explorar as imagens  e criar atividades lúdicas que possibilitarão as crianças um melhor desenvolvimento da capacidade de produção e compreensão textual.  Através destas atividades,  pode-se verificar que essas assimilações possíveis, permeadas de encanto e ludicidade, tornam o ato de aprender mais interativo, instigante e estimulante porque falam ao interior de cada criança, propiciando um fazer educativo pleno de significação e envolvimento.
        Todo o educador  precisa incluir em seu planejamento curricular períodos dedicados à leitura, desta forma obterá crianças que gostem de ler e escrever.  Oferecer estas oportunidades didático-educativas significa capacitar às crianças para que possam desenvolver todas as suas potencialidades dentro da língua materna.
        As fotos em anexo, demonstram o envolvimento e comprometimento de toda a turma do 3º ano do Magistério, em compartilharem os conhecimentos adquiridos nas aulas de Literatura Infantil. Parabenizo os alunos, e desejo que esta aula que presenciamos seja uma prática constante em suas vivências, enquanto futuros educadores.
Professora Flávia Elisa da Cruz