Confraternização CFs

Um dia de confraternização, aquisição de conhecimentos,  brincadeiras e jogos marcou as turmas 801 CF e 802 CF.
      Com o objetivo de  tornar a aprendizagem ainda mais prazerosa, a equipe de professores e direção das turmas de Correção de Fluxo da escola Alinor Vieira Corte, organizaram um dia especial para os alunos.

         As atividades iniciaram com um Campeonato de Xadrez interturmas, o Jogo de Xadrez tem sido uma ferramenta de ensino, pois ele possui características importantes, as quais podem desenvolver habilidades em diversos níveis. Sobre o aspecto do raciocínio lógico, no jogo de xadrez, o aluno passa a ter contato com diversos exercícios que lhe são propostos, nos quais ele deve buscar a melhor combinação dos lances a serem realizados, tendo a sua frente inúmeras possibilidades. Isto resultará  um ganho, podendo ser material (peças) ou posicional (deixando com uma posição que reverterá para a vitória). Também,  durante a partida de xadrez, o enxadrista depara-se com mais de um caminho a seguir, deve estar sempre pronto a verificar o lance a ser feito e saber que aquela decisão pode mudar totalmente o destino daquela partida, afirma o professor de matemática.  Neste campeonato,  a campeã interturmas foi a aluna Milene Torquato.  

       No segmento das atividades do dia 17/09/12, os alunos participaram de uma palestra sobre Sexualidade na Adolescência. A profissional da área de saúde, Kátia Gonzaga  compartilhou seus saberes, utilizando-se de uma linguagem bem acessível  e própria aos adolescentes. A palestra teve como objetivo, sensibilizar os alunos sobre questões importantes  da Sexualidade na Adolescência, tais como: mudanças hormonais, transformações do corpo do adolescente, gravidez  precoce, as infecções sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, como forma de minimizar os riscos e orientá-los para uma vida sexual segura e responsável.

     Para o encerramento deste dia especial, os alunos,  professores  e direção compartilharam um gostoso lanche que foi trazido e organizado por todos os integrantes do evento. Pois, compartilhar também é algo que precisa ser ensinado. Como educadores, acreditamos nas palavras de Paulo Freire,  que a ESCOLA É....


... o lugar onde se faz amigos,
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente.
Gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um se comporte
como amigo, como irmão.
Nada de “ilha” cercada de gente por todos os lados.
Nada de conviver com as pessoas e depois
descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede,
indiferente, sério, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,
É conviver, e se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se, ser feliz.
 
Professores e Direção das Turmas de Correção de Fluxo