Sabe-se que um dos principais problemas na
educação da atualidade é a dificuldade que os educandos têm de ler e produzir
textos. Essa é uma reclamação constante não só pelos professores da disciplina
Língua Portuguesa, mas de toda a categoria docente.
VIDEOS
http://www.youtube.com/watch?v=KyugAaN83WI
A leitura proficiente tem infinitas
possibilidades. Ela começa pelos olhos, mas vai além deles, pois necessita de
um elemento fundamental para a compreensão, que é o conjunto de conhecimentos
prévios relacionados ao assunto do texto lido. Também faz parte desse processo de
compreensão, o tipo de linguagem utilizada no texto, que pode facilitar ou dificultar
a leitura. Se o leitor não domina o tipo de linguagem do texto, dificilmente
vai chegar a uma compreensão satisfatória porque os olhos se apoiam no
significado daquilo que vêem. Se o leitor não conseguir encontrar significação
na linguagem, não vai conseguir fazer uma boa leitura, vai apenas decodificar
os símbolos escritos, mas não vai chegar a uma compreensão efetiva e o ato de
ler se perde em sua essência.
Infelizmente, é a leitura de decodificação
que tem predominado entre a maioria dos estudantes. Esse fato pode ser
facilmente observado quando não conseguem alcançar o significado de simples
comandos de atividades corriqueiras de sala de aula, o que tem reflexo também
nas produções de suas respostas a questões sintático-semânticas, já que o ato
de escrever está sendo reduzido apenas às atividades de cópia, inclusive nos
trabalhos de pesquisa. Isso tem gerado uma verificação de um nível de
aprendizagem insatisfatório.
Essa é uma realidade que deve ser
combatida urgentemente, em favor de uma educação de qualidade, que leve
realmente o educando a construir conhecimentos críticos sobre a realidade
apresentada, e não só absorver informações dadas como verdades absolutas e não
passíveis de contestação.
Diante de tudo isso,
sabe-se que o mundo da leitura pode transformar, enriquecer culturalmente e
socialmente o ser humano. Não podemos compreender e sermos compreendidos sem
sabermos utilizar a comunicação de forma correta e, portanto, torna-se
indispensável à intimidade com a leitura. É
necessário que todos estejam envolvidos
neste processo, alunos, pais e professores.
Abaixo, em anexo, alguns
trabalhos realizados pelos alunos da 803, os vídeos foram construídos
nas aulas de Língua Portuguesa, e receberam o auxílio do Professor
Adair Folmer e da Profª Flávia Elisa da Cruz. O objetivo desta atividade
foi estimular e integrar as diferentes formas de linguagens.
Os alunos
compartilharam as histórias de seus livros lidos e o resultado dos
trabalhos desenvolvidos por eles.
Professora de Língua Portuguesa Flávia Elisa da Cruz
VIDEOS
http://www.youtube.com/watch?v=KyugAaN83WI